Alimentação e Imunidade.



Uma dieta com uma mistura diversificada e variada de vegetais, frutas, nozes, sementes e leguminosas, juntamente com algumas carnes, peixes e laticínios, fornece as vitaminas, minerais e outros nutrientes que o sistema imunológico precisa para o funcionamento ideal. No entanto, os pesquisadores reconhecem que os suplementos são uma maneira segura, eficaz e de baixo custo para apoiar um sistema imunológico ideal, onde a dieta não fornece o suficiente de certas vitaminas, minerais e três ácidos graxos ômega.


As infecções agudas do trato respiratório são uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo, como destacado pelas epidemias sazonais de influenza e pelo atual surto de COVID-19, causado pelo coronavírus SARS-CoV-2.


Um sistema imunológico saudável ajudará o corpo a combater o vírus e há várias maneiras pelas quais a nutrição pode apoiá-lo nessa luta. Apesar disso, muitas vezes faltam conselhos sobre nutrição em discussões públicas sobre imunidade e infecção.


Embora os programas de vacinação possam estimular a resposta imune em casos de exposição a vírus, seus níveis de proteção podem variar e uma vacina ainda não foi desenvolvida para o COVID-19. Os pesquisadores estão, portanto, pedindo às autoridades de saúde pública que incluam estratégias nutricionais em suas recomendações para melhorar a saúde pública.


Philip Calder, professor de imunologia nutricional, explicou: “A força do sistema imunológico de alguém não influenciará se eles receberão coronavírus; lavagem das mãos e distanciamento social são as melhores maneiras de evitar isso. No entanto, o sistema imunológico ajuda o corpo a lidar com o vírus se ele estiver infectado e o que queremos é um sistema que funcione corretamente quando for desafiado por bactérias e vírus. ”


Entre os alimentos que o Professor Calder recomenda, há uma variedade de frutas e vegetais, uma boa fonte de vitaminas e minerais importantes para apoiar o sistema imunológico. Os alimentos ricos em fibras também são importantes, pois algumas das fibras não digeridas no intestino podem promover o crescimento de boas bactérias que interagem com o sistema imunológico para fazê-lo funcionar melhor. A terceira recomendação é o peixe oleoso, que é uma fonte de ácidos graxos ômega 3 que ajudam a regular e controlar o sistema imunológico. Finalmente, a carne é importante como uma boa fonte de nutrientes, como ferro e vitamina B12; portanto, as pessoas que não comem carne devem considerar suplementos.


Embora o consumo de produtos probióticos comerciais possa ter um papel a desempenhar - semeando boas bactérias no intestino - o professor Calder recomenda alimentos e fibras à base de plantas como uma alternativa, pois eles fornecem um ambiente para o crescimento das boas bactérias que já estão no intestino grosso.


O professor Calder acrescentou: “A situação atual do COVID-19 mostra que não podemos confiar apenas em vacinas para limitar o impacto de infecções respiratórias. Melhorar nossa nutrição é um passo muito direto que todos podemos dar para ajudar nosso corpo a lidar com infecções e limitar o surgimento de novas cepas de vírus mais virulentas. Portanto, incentivamos fortemente as autoridades de saúde pública a garantir que estratégias nutricionais sejam incluídas em todas as suas mensagens sobre como lidar com infecções virais. ”


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Fonte: https://www.mdpi.com/2072-6643/12/4/1181/htm

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