Atividade física diminui a apneia do sono.



Um estudo publicado online como um artigo aceito no Journal of Clinical Sleep Medicine descobriu que o aumento da atividade física está associado a um menor risco de apneia obstrutiva do sono, um distúrbio respiratório comum relacionado ao sono. O estudo é o maior até o momento, focado na relação entre apneia do sono e níveis de atividade física na comunidade em geral.


Os pesquisadores revisaram dados de estilo de vida, além de dados médicos, sociodemográficos e de saúde do sono coletados de mais de 155.000 adultos participantes do Ontario Health Study. Com base na atividade física de participantes com e sem apneia do sono, os pesquisadores determinaram que um aumento modesto da atividade física, incluindo a caminhada, está associado a uma redução de 10% no risco de desenvolver apneia do sono.


"Nossos resultados destacam a importância da atividade física como uma medida preventiva contra o desenvolvimento da apneia do sono", disse o autor sênior Lyle Palmer, professor de epidemiologia genética na Universidade de Adelaide, na Austrália. "Uma descoberta surpreendente foi que não apenas atividade física vigorosa, mas também apenas andar sozinho, foram associadas a uma diminuição do risco de apneia do sono".

Os autores descobriram que adicionar 20 minutos a uma caminhada diária e aumentar a atividade diária vigorosa em 8 minutos seria suficiente para alcançar um menor risco de apneia do sono. A descoberta é independente de outros fatores de risco conhecidos para apneia do sono, como sexo, idade, etnia e obesidade.


Estima-se que mais de 29 milhões de adultos americanos tenham apneia do sono, muitos deles não diagnosticados. A apneia do sono não tratada está associada a um risco aumentado de doença cardíaca, derrame, pressão alta e outras condições potencialmente graves.


“As taxas de apneia do sono em crianças e adultos continuam aumentando. Portanto, é importante entender o papel dos fatores de proteção modificáveis para a apneia do sono ”, disse Palmer. “O exercício é um desses fatores protetores e tem muitos outros efeitos positivos na saúde geral. Os profissionais de saúde do sono devem tentar fazer com que seus pacientes se exercitem mais. ”


O estudo transversal de base populacional analisou os dados do questionário inicial de 155.448 residentes adultos de Ontário, Canadá (60% mulheres e 40% homens). A média de idade era de 46 anos e cerca de 75% eram brancos. Cerca de 6,9% dos participantes relataram ter sido informado por um médico que eles têm apneia do sono. Aqueles com apneia do sono eram mais sedentários, com mediana de 4,4 horas a mais por semana do que aqueles sem apneia do sono.


HEALS Educação, mantendo você sempre bem informado!


#educacao #capacitacaoprofissional #desenvolvimentohumano #aprimoramento #coach #softskills #liderança #farmacia #nutricao #enfermagem #medicina #estetica #radiologia #biomedicina #quimica #biologia #fisioterapia #fitoterapia #plantasmedicinais #farmaciaclinica #farmacoterapia #healseducacao #qualidadedosono #atividadefisica #apneia


Texto publicado em: https://neurosciencenews-com.cdn.ampproject.org/c/s/neurosciencenews.com/exercise-sleep-apnea-16576/amp/


Link para o artigo original: https://jcsm.aasm.org/doi/10.5664/jcsm.8456

0 visualização0 comentário