COMER ABACATE MELHORA A MICROBIOTA INTESTINAL




Comer abacate como parte de sua dieta diária pode ajudar a melhorar a saúde intestinal, mostra um novo estudo da Universidade de Illinois. O abacate é um alimento saudável, rico em fibras dietéticas e gordura monoinsaturada. No entanto, não estava claro como os abacates afetam a microbiota intestinal.


Em artigo publicado no Journal of Nutrition, pesquisadores mostraram que as pessoas que comiam abacate todos os dias como parte de uma refeição tinham uma abundância maior de bactérias intestinais que quebram as fibras e produzem metabólitos que auxiliam na saúde intestinal. Eles também tinham maior diversidade microbiana em comparação com pessoas que não receberam as refeições de abacate no estudo.


O estudo incluiu 163 adultos entre 25 e 45 anos de idade com sobrepeso ou obesidade - mas saudáveis. Foram divididos em dois grupos: um deles recebia uma refeição (contendo abacate) por dia para consumir em substituição ao café da manhã, almoço ou jantar; enquanto o grupo controle consumiu uma refeição semelhante, mas sem o abacate. Os participantes forneceram sangue, urina e amostras fecais ao longo do estudo de 12 semanas. Eles também relataram quanto das refeições fornecidas eles consumiram e a cada quatro semanas registraram tudo o que comeram.


O objetivo deste estudo foi explorar os efeitos do consumo de abacate sobre a microbiota gastrointestinal, diz Hannah Holscher, professora assistente de nutrição no Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição Humana da Universidade de Illinois e autora sênior do estudo.


Diferentes tipos de gorduras têm efeitos diferenciados no microbioma. As gorduras dos abacates são monoinsaturadas. O conteúdo de fibra solúvel também é muito importante, observa Holscher. Um abacate médio fornece cerca de 12 gramas de fibra, o que ajuda muito a atingir a quantidade recomendada de 28 a 34 gramas de fibra por dia. “Menos de 5% dos americanos comem fibra suficiente. A maioria das pessoas consome cerca de 12 a 16 gramas de fibra por dia. Assim, incorporar abacates em sua dieta pode ajudar a chegar mais perto de cumprir a recomendação de fibras ”, observa a pesquisadora.


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O artigo pode ser lido na íntegra pelo link https://doi.org/10.1093/jn/nxaa219

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